terça-feira

Wallpaper - Desenho a mão livre


Esta semana estive pensando em criar algumas criaturinhas.
Queria criar personagens que lembrassem um pouco formas geométricas e que em cada um predominasse apenas uma cor.

De repente saíram os primeiros traços da ponta da minha grafite.


A idéia era de que a criatura de orelhas cumpridas estaria segurando um tubo de pasta de dente e dele saíria a pasta que formaria a palavra Idéias (o carro chefe do blog).

Com os dois primeiros personagens criados, digitalizei no computador.

Quando quero colorir no computador os meus desenhos, a primeira coisa que faço é vetorizar os traços do meu desenho. Para isso, sempre "usava" o Corel Draw.
Ontem, fiz algo diferente. Vetorizei pela primeira vez no programa Illustrator. Isso mesmo! Eu nunca havia utilizado este programa para desenhar! Alias, eu quase não utilizo este programa pois não sei mexer nele.
Hoje dei um pequeno passo e estou orgulhoso de mim mesmo, rsrsrs...

Pois bem, o que eu fiz em minha descoberta:

• Fazer os traços do desenho é muito simples, pois as ferramentas são semelhantes ao Photoshop. Utilizei a ferramenta Pen Tool (P).

• Em seguida, após terminar todo o traçado, recorrí a ferramenta Brushes. Com ela, pude trocar o estilo e a espessura do traço.


O que achei mais legal foi o fato de eu poder passar o arquivo diretamente do Illustrator para o Photoshop sem perder qualidade (ou seja, si você quiser não precisa salvar o projeto pronto do Illustrator e depois abrir o arquivo no Photoshop).
Quando você passa do Illustratos para o Photoshop o seu desenho já sai recortado. O que facilita ainda mais o trabalho.

Pois bem, como ainda não domino fazer pintura e composições no Illustrator, finalizei a pintura das criaturas no Photoshop.

Ao final do processo de criação, peguei um tubo de pasta de dente meio usado no banheiro e tirei uma foto.


Recortei a pasta de dente com a ferramenta Pen Tool (P) (Processo semelhante ao do post Terra a vista!).
Produto recortado, usei então a ferramenta Poligonal Lasso Tool (L) para demarcar a área impressa com as informações do produto e desfoquei o merchandising gratuíto da marca. Rsrsrs...
Em seguida apliquei 2 efeitos. Filter > Artistic > Watercolor e depois Filter > Artistic > Poster Edges.
A pasta ficou daquele jeito que você pode ver no resultado final da figura a baixo.


E voilà! Temos um papel parede personalizado.

Coloquei aqui em duas formatos diferentes pra você baixar.
O primeiro, é para quem tem o monitor no formato quadrado (1024 x 768).



O segundo, fiz pro formato do meu note de 15" (tipo widescreen 1366 x 768).



Material utilizado:
* Papel A4, grafite 0,9mm, borracha e criatividade para criar o desenho;
* Um scanner (para digitalizar o desenho);
* Illustrator (para vetorizar)
* Photoshop.

@ Dúvidas, sugestões e críticas, e-mail-me: "isaac.ideias@hotmail.com"

Valeu pela visita.
Boa semana a todos.

0 comentários: